Alckmin sanciona o Dia do Funk e o Dia Estadual do Fusca em São Paulo

Único jornal diário gratuito no metrô

ASSASSINATO – O Dia do Funk é uma homenagem ao MC Daleste, morto na madrugada de 7 de julho de 2013, com um tiro durante show no bairro CDHU na cidade de Campinas

 

O governador de São Paulo Geraldo Alckmin sancionou nesta quarta-feira (21) lei que institui 7 de julho como Dia Estadual do Funk de São Paulo. A sanção chega dois anos depois de a deputada estadual Leci Brandão (PCdoB) apresentar o projeto na Câmara. A data, ela explica, é em homenagem a Daniel Pedreira Pellegrine, conhecido como MC Daleste, morto na madrugada de 7 de julho de 2013 com um tiro durante um show no bairro CDHU Vila San Martin, em Campinas.

Segundo a deputada, a data busca celebrar “o funk como gênero musical, que é uma forma de comunicação da juventude da periferia hoje”. Ela lembra que o gênero preenche o espaço de diálogo entre juventude e Poder Público e, devido à omissão dos órgãos competentes, “o jovem encontra na rua um mecanismo de cultura”, diz. Ela ressalta que de forma alguma se trata de uma comemoração ao “pancadão com letras que, por exemplo, subjugam as mulheres ou fazem apologia a atos ilícitos”.

O governador também instituiu o dia estadual do Fusca, que será comemorado em 3 de janeiro. O projeto de lei é de autoria do deputado estadual Chico Sardeli (PV). A data escolhida corresponde à data em que foi o Fusca nacional foi lançado, no dia 3 de janeiro de 1959, com o nome Sedan. Mais de 3 milhões de unidades do carro da Volkswagen foram produzidas no Brasil.