Reeducandos da Frente de Trabalho plantam 170 mudas em ação inédita

Único jornal diário gratuito no metrô

Para celebrar o Dia da Árvore, comemorado nesta quarta-feira (21), as Secretarias de Estado do Meio Ambiente, Emprego e Administração Penitenciária se uniram em uma ação inédita: 50 reeducandos da Frente de Trabalho plantaram mudas no Pomar Urbano, às margens do Rio Pinheiros. E mais do que isso, eles iniciaram uma nova fase em suas vidas. A partir de agora, os reeducandos farão serviços de jardinagem e manutenção nos parques urbanos estaduais.

O governador Geraldo Alckmin, que acompanhou o plantio, falou sobre a importância do programa: “o Projeto Pomar começou um 1999 com o objetivo de recompor as margens do Rio Pinheiros. Além de plantar as árvores na beira do rio, temos um trabalho com reeducandos. Os presos trabalham e adquirem uma profissão. A cada três dias de trabalho, um de pena é reduzido e ainda ganham uma bolsa da Frente de Trabalho,” explicou.

Entre as 170 árvores nativas plantadas estavam o ingá, a figueira, a palmeira juçara, o manacá da serra, a embaúba e a palmeira que deu origem ao antigo nome do Rio Pinheiros: jerivá. E mais, o Rio Pinheiros era conhecido antigamente como jurubatuba ou jiribatuba, que significa “lugar que tem muito jerivá”. O jerivá também é o símbolo do Pomar Urbano, que desde 1999 já recuperou cerca de 24 quilômetros das margens do Rio Pinheiros com apoio de empresas parceiras.

A ação desta quarta-feira (21) contou com a participação do Movimento Novas Árvores Por Aí e do botânico Ricardo Cardin.