Haddad diz que passe livre para desempregados vai gerar despesa, mas ajudará quem busca trabalho

SÃO PAULO,SP,10.09.2016:FERNANDO-HADDAD-CAMINHADA-JARDIM-MIRIAM - O candidato à reeleição pelo PT, Fernando Hadadd durante caminhada no Jardim Miriam, na Cidade Ademar, em São Paulo (SP), neste sábado (10). (Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Folhapress)
Único jornal diário gratuito no metrô

GIBA BERGAMIM JR.
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O prefeito de São Paulo e candidato à reeleição, Fernando Haddad (PT), admite que a criação do passe livre para desempregados nos ônibus municipais deve gerar subsídios (valores repassados à empresas para cobrir custos extras do transporte). O prefeito disse, porém, que a medida ajudará quem procura emprego.
“A ideia é oferecer uma cota de passagens só para isso, faremos uma estimativa de quantas viagens a pessoa vai precisar fazer para procurar emprego”, disse.
A promessa foi apresentada por Haddad em programas eleitorais na rádio e na TV nesta semana.
O benefício já havia sido instituído por meio de decreto do prefeito em novembro do ano passado.
Em março passado, porém, ele decidiu adiar a medida para não desrespeitar a lei eleitoral, que proíbe a distribuição de benefícios em ano eleitoral, exceto os já autorizados em lei e que constem no ano orçamentário anterior.
Haddad defende que o auxílio de transporte para quem está fora do mercado de trabalho vai gerar receita no futuro.
“Vai implicar subsídio, mas é melhor um cara empregado, usando vale-transporte. Quando ele está desempregado, eu perco receita porque ele deixa de viajar. O desemprego para nós traz um custo.”
A prefeitura não tem estimativa de quantas pessoas estão em condições de pedir benefício. “Queremos começar o programa e ir ampliando de acordo com as possibilidades”.
Reportagem da Folha de S.Paulo desta quinta-feira (22) mostrou que mesmo diante da crise econômica no país há candidatos abrindo mão de receitas
Celso Russomano (PRB) propõe redução de ISS (Imposto Sobre Serviços) e IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano). Marta Suplicy (PMDB) e João Doria (PSDB) dizem que vão vão congelar a tarifa de ônibus.
Mesmo propondo o passe livre, Haddad criticou os adversários.
“Os candidatos Doria, Marta e Russomano estão propondo congelar tarifa de ônibus por quatro anos, reduzir impostos e dizem que vão manter os serviços mesmo apoiando o congelamento de verbas para o social por 20 anos, tema que está em discussão no Congresso. Estou querendo ver as planilhas só para ver como fecha o orçamento”, afirmou Haddad.