SP continua com sol e tempo seco até sexta; umidade do ar fica em atenção

[the_ad id="63382"]

PREVISÃO – A previsão para sábado (16) é de chuva fraca ou garoa, com temperatura máxima em torno de 18°C e mínima de 12°C; no domingo o sol deverá voltar a aparecer

A cidade de São Paulo terá mais um dia com baixa umidade relativa do ar, surgimento de névoa seca, temperatura alta e sem previsão de chuva. Contudo, uma frente fria vindo do oceano muda o tempo nesta quarta, mas logo perde força e o tempo volta a ficar seco na quinta e sexta. Já no fim de semana, uma massa de ar frio deve provocar forte declínio das temperaturas.

Essa instabilidade é em decorrência de um sistema de alta pressão atmosférica que se intensifica sobre a região central do país, especialmente em Minas Gerais, Goiás, Bahia e Tocantins, impedindo a formação de nuvens carregadas e a chegada de frentes frias em São Paulo.

O meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Marcelo Schneider, afirma que essa massa de ar quente chega pelo norte e centro do Estado de São Paulo, o que provoca a queda da umidade relativa. Por volta 14h desta terça (12), a umidade relativa estava em torno de 30% na capital paulista, com temperatura máxima em torno de 30°C. Já no Estado de São Paulo, a umidade variava em torno de 15% a 20%.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera estado de atenção quando a umidade está entre 20% e 30%. Entre 12% e 20%, a organização considera estado de alerta. Já índices inferiores a 12% são tidos como estado de emergência sanitária.

De acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, quando a umidade está em estado de atenção, as pessoas devem evitar exercícios físicos ao ar livre – das 11h até as 15h -, permanecer em locais protegidos do sol, umidificar o ambiente com vaporizados, toalhas molhadas ou colocar recipientes com água.

A previsão para sábado (16) é de chuva fraca ou garoa, com temperatura máxima em torno de 18°C e mínima de 12°C. Já no domingo (17), o sol volta a aparecer, mas a temperatura máxima não passa de 18°C e, a mínima, de 8°C.

[the_ad_group id="6840"]