Polícia de SP diz que está preparada para protesto contra tocha olímpica

Único jornal diário gratuito no metrô

PERCURSO – A tocha olímpica chegará a São Paulo no domingo (24). A largada, marcada para as 8h, vai acontecer no Parque da Independência, onde fica o Museu do Ipiranga

Como em todas as cidades por onde passou a tocha, a segurança do revezamento será feita em São Paulo pela Polícia Militar local e pela Força Nacional, responsável especificamente pelo fogo. Pelo Facebook, cerca de 50 mil pessoas já marcaram interesse em um evento chamado “Apagar a tocha olímpica em SP”. Apesar do tom de brincadeira que há na organização, a PM diz já estar preparada para possíveis manifestações do tipo.

“Essa tentativa de apagar a tocha aconteceu em alguns lugares no caminho até São Paulo e não será uma novidade se houver alguma tentativa dessa aqui na capital. Não podemos negligenciar essa possibilidade, mas estamos preparados para isso”, afirmou o major Rodolfo Cortez, da coordenadoria operacional da polícia de São Paulo, sem detalhar como será o acompanhamento.

O efetivo da polícia para o percurso seria definido neste final de semana. A tocha olímpica chegará a São Paulo no domingo (24). A largada, marcada para as 8h da manhã, vai acontecer no Parque da Independência, onde fica o Museu do Ipiranga, onde um dos condutores da tocha vai descer a rampa sobre um skate. Serão 55 quilômetros de percurso, com mais de 250 carregadores do fogo.

A chama olímpica passará ainda em outros pontos turísticos, como avenida Paulista, estádio do Pacaembu, Mercado Municipal, Parque Ibirapuera e Memorial da América Latina. O encerramento, onde também haverá uma festa, acontecerá no Sambódromo, com show do cantor Luan Santana, o último condutor. A previsão é de o trajeto termine por volta das 19h.