Confira a Agenda Cultural desta quarta-feira

Único jornal diário gratuito no metrô

festivalFestival de filmes sobre música In-Edit homenageia o aclamado diretor britânico Tony Palmer

Em sua 8ª edição, o In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical, que acontece em São Paulo, faz uma homenagem ao premiado diretor britânico Tony Palmer e celebra a diversidade musical através dos 57 títulos selecionados especialmente para esta edição. Os filmes e atividades paralelas do festival acontecem até domingo (18), no Cinesesc, Spcine Olido, Spcine Lima Barreto (CCSP), Cinemateca Brasileira, Cine Matilha e em seis CEUs do Circuito Spcine.

Já o grande homenageado e convidado nesta edição é o premiado diretor britânico Tony Palmer. Um dos diretores mais aclamados e considerado um dos pilares do documentário musical da BBC, Palmer é também uma testemunha ocular de diversas fases musicais que registrou. O festival apresenta 8 títulos selecionados em parceria com o diretor, de artistas como Beatles, Maria Callas, Leonard Cohen e Cream. Presença confirmada no festival, o diretor vem ao Brasil para apresentar seus filmes e participar de uma MasterClass na sexta (16), às 18h30 no Cine Matilha, com entrada gratuita.

 

museusMostra de Museus tem mais de 50 atividades gratuitas, no Parque da Água Branca

No próximo sábado (17), das 10h às 18h, o Governo do Estado de São Paulo realiza a terceira edição da Mostra de Museus. O evento reunirá mais de 50 atividades dos 19 museus da Secretaria da Cultura no Parque da Água Branca (Av. Francisco Matarazzo, 455 – Barra Funda) e apresentará um pouco do que cada local oferece, a fim de aproximar os visitantes das instituições da capital, interior e litoral.

Durante a mostra, o público poderá conhecer a diversidade do patrimônio cultural dos 19 museus da Secretaria da Cultura.  Além das atividades que ocorrerão nos estandes de cada instituição, os visitantes encontrarão uma intensa programação para todas as idades distribuídas pelo parque: contação de histórias, degustação de café, oficina de grafite, envio de cartões postais e muito mais. Às 17h, o evento termina com show da banda Folk na Kombi, no palco.

Participam da mostra os seguintes museus da capital paulista: Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida, Catavento, Memorial da Resistência, Museu Afro Brasil, Museu da Casa Brasileira, MIS-SP (Museu da Imagem e do Som), Museu da Imigração, Museu da Língua Portuguesa, Museu do Futebol, Museu de Arte Sacra de São Paulo, Estação Pinacoteca, Pinacoteca de São Paulo, Paço das Artes e Museu da Diversidade Sexual. O Museu Geológico Valdemar Lefèvre, que fica dentro do Parque da Água Branca, também participará este ano, com visita mediada das 10h00 às 17h00.

Museu Afro Brasil apresenta a maior mostra de arte contemporânea portuguesa

A maior mostra de arte contemporânea portuguesa já realizada no Brasil, “Portugal Portugueses – Arte Contemporânea”, teve sua abertura na última quinta-feira (8), no Museu Afro Brasil. A mostra é a segunda parte da trilogia da matriz, série de homenagens criadas e desenvolvidas pelo curador da mostra, Emanoel Araújo, responsável por homenagear as principais raízes da cultura brasileira (africana, portuguesa e indígena) à luz de uma leitura contemporânea nas artes visuais.

A exposição reúne alguns dos principais artistas portugueses da atualidade e pretende aproximá-los do universo cultural brasileiro, como parte de uma trilogia desenvolvida pelo museu. Sendo assim, as influências interculturais de Portugal, África e Brasil, nascidas no antigo império português e aprofundadas pela escravidão, são redesenhadas de acordo com a perspectiva

Serviço:

Telefone: (11) 3320-8900
Até 8/01/2017
De terça-feira a domingo, das 10h às 17h
Ingresso: R$ 6 (inteira);R$ 3  (meia)
Entrada gratuita aos sábados .