Taxa de investimento da economia recua ao menor patamar em 13 anos

Único jornal diário gratuito no metrô

Os dados do PIB divulgados nesta quarta (30) pelo IBGE mostram que a taxa de investimento da economia recuou, no terceiro trimestre, ao mais baixo patamar em 13 anos.
O IBGE divulgou nesta quarta-feira que a economia brasileira encolheu 0,8% no terceiro trimestre.
Como proporção do PIB, o investimento verificado foi de 16,5%. No mesmo trimestre do ano passado, a taxa era de 18,2%.
Foi a menor taxa verificada pelo IBGE desde o mesmo período em 2003, quando o percentual era de 16,3%.
O investimento como proporção do PIB recua continuamente desde 2013, segundo o IBGE.
A taxa de poupança no terceiro trimestre também chegou ao mais baixo patamar verificado pelo IBGE, de 15,1%. A série histórica para esse indicador, porém, começa em 2010, porque tem como base nova série de balanço de pagamentos do Banco Central, iniciada neste ano.
Entenda o que é o PIB O PIB, Produto Interno Bruto, é um dos principais indicadores de uma economia. Ele revela o valor adicionado à economia em um determinado período.
O PIB pode ser calculado pela ótica da oferta e pela ótica da demanda. Os métodos devem apresentar o mesmo resultado.
Desde o último trimestre de 2014, o IBGE passou a aplicar diretrizes da ONU que alteraram parcialmente os cálculos para o PIB. Investimentos em pesquisa e desenvolvimento, prospecção e avaliação de recursos minerais (mesmo que não sejam encontradas, por exemplo, jazidas de minério ou petróleo) e aquisição de softwares passaram a ser contabilizados no PIB.
Antes, eram encarados como despesas intermediárias e descontadas do cálculo. Pela nova metodologia, os gastos governamentais com a compra de equipamentos militares também passam a ser considerados como investimento, por exemplo.

MARIANA CARNEIRO, ENVIADA ESPECIAL
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS)