Rodrigo Maia obtém apoio do PSB e PSD para reeleição na Câmara

Único jornal diário gratuito no metrô

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), obteve apoios nesta segunda (23) que consolidam seu favoritismo à a reeleição no próximo dia 2.
O PSB, sétima maior bancada com 34 deputados, anunciou oficialmente o voto nele.
Ainda informalmente, o PSD, com 37 parlamentares, também deve seguir o mesmo caminho. O gesto que praticamente exclui da disputa um dos seus adversários de Maia, o deputado Rogério Rosso (PSD-DF).
Maia recebeu 15 dos 37 deputados do PSD para um almoço na residência oficial da presidência, em Brasília.
O anúncio oficial pelo líder da sigla, Marcos Montes (MG), está previsto para esta terça (24). Diante deste movimento, a expectativa agora é que Rosso saia da briga nos próximos dias para apoiar Jovair Arantes (PTB-GO).
Ambos integram o chamado “centrão”, grupo de deputados controlado até o meio do ano passado por Eduardo Cunha (PMDB-RJ), cassado pelos pares e hoje preso em Curitiba pela Lava Jato.
A avaliação nos bastidores da Câmara é que a vitória de Maia está cada vez mais consolidada, já que o quarto candidato, André Figueiredo (PDT-CE), tem remotas chances de vencê-lo.
Além do PSD, do ministro Gilberto Kassab (Ciência e Tecnologia e Comunicações), e do PSB, Rodrigo Maia já conta com o apoio dos principais partidos da base do presidente Michel Temer, como PMDB, PSDB e DEM.
De oposição ao Planalto, PT e PC do B também já manifestaram intenção de reelegê-lo.
Rogério Rosso, derrotado por Maia na eleição em julho para o mesmo cargo, planeja convocar uma entrevista coletiva nesta quarta(25) para anunciar o futuro de sua candidatura. Os apoiadores Maia apostam que, com a provável saída dele, a eleição pode ser liquidada ainda no primeiro turno.