Justiça impede prefeitura de interditar e demolir sem aviso na cracolândia

Único jornal diário gratuito no metrô

A Justiça de São Paulo concedeu, na tarde desta quarta-feira (24), uma liminar (decisão provisória) contra a remoção de moradores e demolição compulsória de imóveis na região da cracolândia, no centro de São Paulo, como tem sido promovido pela gestão João Doria (PSDB) nos últimos dias.

A decisão da 3ª Vara de Fazenda Pública, após solicitação da Defensoria Pública, e estipula multa diária de R$ 10 mil caso a prefeitura promova a remoção, interdição e demolição. “A demolição de algumas casas foi executada (…) apesar da presença de moradores, aos quais não foi conferida a oportunidade, conforme alegado pela autora, de retirada de objetos pessoais, documentos, tampouco foram orientados ou encaminhados a programas sociais de habitação e saúde”, aponta a decisão.

Na terça-feira (23), a reportagem falou com comerciantes que tiveram que tiveram prazos de um, duas horas para retirar todos os pertences dos seus estabelecimentos e outros que tiveram os imóveis emparedados para demolição com tudo ainda dentro.