Prefeitura lança PMI para privatizar 24 terminais de ônibus em São Paulo

[the_ad id="63382"]

A Prefeitura de São Paulo publica nesta quarta feira (16), no Diário Oficial da Cidade, o edital de Chamamento Público do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para a apresentação de estudos para a concessão de 24 Terminais de Ônibus Urbanos.

Poderão ser recebidos estudos para a administração, manutenção, conservação, exploração comercial e requalificação dos terminais, seus empreendimentos associados e seus perímetros de abrangência. A partir deles, a Prefeitura poderá definir um modelo de concessão.

A soma das áreas dos 24 terminais que são alvo deste PMI é de 360 mil m². Por eles, embarcam diariamente 712 mil passageiros. O custo anual dos terminais para os cofres públicos é de aproximadamente R$ 130 milhões – para uma receita que alcança apenas R$ 7,1 milhões.

A expectativa da Secretaria de Desestatização e Parcerias é que a concessão dos terminais traga desoneração para a Prefeitura, além da promoção de espaços completamente renovados e com prestação de serviços de qualidade para a população. “A administração municipal tem um gasto enorme com os Terminais Urbanos. Não faz sentido continuar gerindo esses espaços se a iniciativa privada tem interesse e ainda pode oferecer muito mais qualidade aos usuários”, afirma o secretário municipal de Desestatização e Parcerias, Wilson Poit.

O secretário municipal de Transporte e Mobilidade, Sergio Avelleda, diz que o objetivo é que os terminais sejam âncoras de desenvolvimento econômico regional com a exploração comercial desses espaços. A prefeitura fará, inicialmente, a concessão para a iniciativa privada de três terminais que não estão inclusos neste PMI – Capelinha, Campo Limpo e Princesa Isabel – escolhidos para serem os “projetos piloto”, modelos de referência para essas concessões.

 

 

Terminais alvos da privatização

 

Amaral Gurgel, Antônio Estêvão de Carvalho, Aricanduva, Bandeira, Casa Verde, Cidade Tiradentes, Grajaú, Guarapiranga, Jardim Ângela, João Dias, Lapa, Mercado, Parelheiros, Parque Dom Pedro II, Penha, Pinheiros, Pirituba, Sacomã, São Miguel, Santo Amaro, Sapopemba, Varginha, Vila Carrão e Vila Nova Cachoeirinha.

[the_ad_group id="6840"]