Inscrições para concurso de aluno-oficial da PM terminam nesta quinta

Único jornal diário gratuito no metrô

Termina às 23h59 desta quinta-feira (26) o prazo de inscrições para o concurso público que irá selecionar 221 alunos-oficiais da Polícia Militar. A fase de candidaturas começou no dia 27 do mês passado.

O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE). Os cadastros estão sendo realizados exclusivamente pelo site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br). A taxa de inscrição é de R$ 130.

Os candidatos selecionados ingressarão no curso superior de Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, da Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB), correspondente a um bacharelado.

A remuneração básica inicial é de R$ 2.988,05. Para concorrer é preciso, entre outros requisitos, ser brasileiro, ter no mínimo 17 e no máximo 30 anos de idade, Ensino Médio completo, não ter antecedentes criminais, além de estar em dia com as obrigações eleitorais e com o serviço militar obrigatório. Os homens devem ter no mínimo 1,6 metro de altura, e as mulheres, 1,55.

Os candidatos serão avaliados em prova com questões objetivas e redação e também serão submetidos a avaliação de condicionamento físico, exames de saúde e psicológicos, além de passar por um processo de investigação social e análise de documentos.

Outros concursos

Há outros concursos em andamento na Polícia Militar para a seleção de mais 74 tenentes-médico e 4.493 futuros soldados de 2ª classe – deste último, há um processo seletivo com 2.293 vagas em fase de finalização e outro com 2.200 ainda na etapa de inscrição.

Além disso, já estão em curso nas academias da PM outros 619 alunos-oficiais e 411 soldados. O efetivo será distribuído às regiões do Estado após as formaturas.