Inscrições para concurso de soldados da PM terminam nesta segunda

Único jornal diário gratuito no metrô

Termina às 23h59 desta segunda-feira (6) o prazo de inscrições para o concurso público que irá selecionar 2.200 soldados para a Polícia Militar. A fase de candidaturas começou no dia 4 do mês passado.

O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE). Os cadastros estão sendo realizados exclusivamente pelo site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br). A taxa de inscrição é de R$ 50.

Os candidatos selecionados ingressarão na Escola Superior de Soldados (ESSd), onde se formarão no Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, com duração média de um ano. Depois, há a fase de estágio probatório, que tem início com o exercício do cargo, concomitante com a posse. O estágio tem duração total de três anos.

A remuneração básica inicial é de R$ 3.034,05. Para concorrer é preciso, entre outros requisitos, ser brasileiro e ter idade entre 17 e 30 anos. As mulheres precisam ter altura mínima de 1,55 metro e os homens, de 1,60 metro. Entre outros requisitos, ainda é necessário ter concluído o Ensino Médio e ser habilitado a conduzir automóveis.

Os candidatos serão avaliados em prova com exames de conhecimentos, aptidão física, de saúde e psicológicos, além de avaliação da conduta social e análise de documentos –, os candidatos selecionados serão classificados, nomeados e empossados.

Outros concursos

Há outros concursos em andamento na Polícia Militar para a seleção de mais 74 tenentes-médico, 2.293 soldados de 2ª classe e 221 vagas de alunos oficiais.

Além disso, já estão em curso nas academias da PM outros 619 alunos-oficiais e 411 soldados. O efetivo será distribuído às regiões do Estado após as formaturas.