Em 2017, o público de Phoenix, capital do Estado norte-americano do Arizona, teve a oportunidade de conhecer algumas das principais obras do acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo, numa exposição realizada no Phoenix Art Museum, focada em arte brasileira. Agora, o público brasileiro vai ter a chance de ver a mesma exposição montada no próprio MAM.
A partir desta quarta-feira, 23, começa a mostra Passado/Futuro/Presente, uma seleção de 72 obras de arte contemporânea do acervo do MAM, focada especialmente em trabalhos recentes, dos anos 1990 e 2000. Com curadoria conjunta da norte-americana Vanessa Davidson, do Phoenix Art Museum, e do brasileiro Cauê Alves, do MAM, a ideia central da exposição original era mostrar um conceito de brasilidade diferente daquele que o público estrangeiro está acostumado.
“A nossa ideia era trazer uma arte não muito conhecida entre eles mesmo, principalmente a partir dos anos 90, mas com algumas âncoras históricas, como Waltércio Caldas e Antonio Manuel”, explica Alves. “Quisemos romper certos estereótipos de arte brasileira, trazer trabalhos em que a multiplicidade aparecesse, que os vários sotaques pudessem surgir”, acrescenta o curador. “Ainda existe uma ideia de samba, futebol e carnaval quando se fala de Brasil.”
Título da exposição
é um guia curatorial
O título da exposição também é um guia curatorial. “A gente quis evitar uma compreensão da arte brasileira muito cronológica. Cada obra de arte tem uma compreensão do passado e abre caminhos para o futuro”, diz Cauê.
Para Vanessa Davidson, a mostra, em sua exibição original nos EUA, cumpriu seu papel. “Foi a primeira exposição de arte brasileira no sudoeste dos EUA. A comunidade mostrou um entusiasmo grande e a imprensa destacou como uma das melhores exposições de 2017”, revela a curadora, que já havia estudado a arte brasileira anteriormente.
“O processo de seleção das obras foi só um dos vários caminhos possíveis de serem feitos com a coleção do MAM.”