Conheça ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama em SP 


A secretária-executiva da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Priscilla Perdicaris, destacou, em participação no programa “SP em 3, 2, 1”, da Agência SP, três ações da administração paulista para atendimento e cuidado com a saúde delas. São iniciativas voltadas à prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama em SP, que ganham atenção especial neste Mês da Mulher. 

Uma das principais ações destacadas por Perdicaris são as Carreatas de Mamografiaque em março passarão por dez regiões do estado. O programa Mulheres de Peito quer ampliar o diagnóstico e o tratamento precoce do câncer de mama em SP com o exame gratuito para as mulheres com idade entre 50 e 69 anos apenas com a apresentação do RG. Pacientes de outras faixas etárias devem apresentar, também, o pedido médico.

As Carretas de Mamografia registraram em 2024 um aumento de 40% nos exames de prevenção e diagnóstico do câncer de mama em SP. Foram realizados 34.605 exames, frente a 24.690 em 2023. Neste Mês da Mulher, a ação percorrerá São Paulo, Sete Barras, Assis, Mirassol, Pinhalzinho, Ubatuba, Alumínio, Marília, Potirendaba e Nazaré Paulista.

LEIA MAIS: Governo de São Paulo celebra o Dia da Mulher com novas ações para fortalecer a proteção e a inclusão feminina

Perdicaris explicou que as carretas para prevenção do câncer de mama em SP são apenas uma das diversas formas para agendar um exame de mamografia no estado de São Paulo.

“Além das carretas, as mulheres podem realizar gratuitamente seu exame de mamografia em outros serviços: nos Ambulatórios Médico de Especialidades (AMEs), nos hospitais regionais, espalhados por todas as regiões do estado, e também agendar pelo site do Poupatempo (na aba de Saúde > Saúde da Mulher > Agendar Mamografia no Programa Mulheres de Peito) ou pelo número 0800 779 0000 (Centro de Referência de Saúde da Mulher).”

Atendimento para além do câncer de mama em SP

A secretária-executiva também destacou o AME Mulher, primeiro Ambulatório Médico de Especialidades para atenção exclusiva à saúde feminina do estado. “É um modelo de atendimento  que visa pegar todos os ciclos da vida da mulher, abordando temas e oferecendo atendimento para situações que vão desde a gravidez até o diagnóstico precoce de câncer de mama e de câncer de colo de útero, pequenas cirurgias e atenção à menopausa e pós-menopausa”, diz Perdicaris.

O AME Mulher, localizado no Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros, no Belenzinho, é uma iniciativa pioneira do Governo de São Paulo e foi inaugurado em outubro de 2023. A unidade possui 17 consultórios e um espaço exclusivo para telemedicina. São quatro salas de apoio para equipe multiprofissional, duas salas para colposcopia, cinco salas para exames de imagem, um laboratório de coleta, uma sala de cardiotocografia, uma sala para vacinação, um consultório odontológico e um centro cirúrgico ambulatorial com duas salas de operação e três macas de recuperação pós-anestésica.