A 2ª São Paulo Oktoberfest já tem sua nova Realeza, formada pela rainha Ana Paula Tomé e as princesas Gabriela Lima e Rayane Lorenzon. Elas estarão presentes durante todo o festival, em momentos especiais de interação com o público, além de marcarem presença também em cerimônias típicas alusivas à festa.
A Realeza da festa deste ano foi escolhida pela organização do evento para representar a amizade, a alegria, a família e a pluralidade e diversidade da capital paulista, marcada pela importante presença da cultura alemã.
Ana Paula, que é jornalista e atriz, representa a imigração de outros estados, pois veio de Minas para São Paulo aos 5 anos. Gabriela nasceu e mora na primeira colônia alemã que se instalou em São Paulo, em Parelheiros, em 1829; e Rayane, descendente de italianos, representa a imigração de outras nacionalidades que vieram para a capital paulistana.
Belezas e histórias diferentes têm em comum a mesma paixão: a admiração e o carinho pela cultura alemã, sua riqueza gastronômica, a alegria da música e danças folclóricas e o gosto pelas cervejas típicas. Todas afirmam que bebem com moderação.
“São Paulo tem uma forte imigração de outros estados e por isso é marcada pela diversidade do povo brasileiro. Além disso, a cidade tem a maior participação de empresas alemãs fora da Alemanha, por isso, merece uma grande festa para comemorar essa integração cultural”, conta a rainha.
Gabriela já foi integrante do grupo de danças folclóricas Hallo Welt. A princesa cursa faculdade de publicidade e propaganda. “Como representante da primeira colônia alemã da cidade, tenho orgulho de carregar o legado deste povo que faz parte da história de São Paulo”, ressalta Gabriela.
Rayane, que estuda arquitetura, também é fã da cultura e da gastronomia alemãs. Ela gosta de experimentar os sabores encorpados das cervejas artesanais, e afirma que também bebe com moderação. “A cidade de São Paulo abraça com carinho as pessoas de todos os países e estou muito feliz em representar essa imigração e a integração cultural dentro da São Paulo Oktoberfest, explica Rayane.
Os portões do Anhembi serão abertos novamente nesta quinta-feira, 11, a partir das 17h, até às 2h da manhã. Aos finais de semana, o horário da festa é de 13h à 1h. São esperadas mais de 120 mil pessoas durante os 11 dias de festa. Deste total, cerca de 20 mil são turistas que participarão do festival e visitarão a cidade de São Paulo, injetando na economia local cerca de R$ 30 milhões.
Os ingressos podem ser adquiridos por meio do site oficial do evento: www.saopaulooktoberfest.com.br e também diretamente nos pontos de vendas da Ingresso Rápido em todo o país.
Foto:Felipe Panfili