REGINALDO PUPO
Os ateliês de cerâmica, por muitos anos, fizeram a fama de Cunha, colocando-a no roteiro turístico nacional. Alguns anos depois, os campos de lavanda de O Lavandário alavancaram o destino para o resto do país e, a partir de 2015, o Contemplário consolidou de vez o cultivo da lavanda como um dos principais atrativos turísticos da cidade.
No Contemplário a entrada é gratuita e, além de lavandas, também são cultivadas outras espécies de plantas, como alecrim, capim limão, citronela e diversas plantas aromáticas. O cenário é deslumbrante e muito requisitado para ensaios fotográficos. A propriedade permite os cliques sem custo, mas somente durante a semana, dentro do horário de funcionamento, mediante reserva prévia.
É possível caminhar pelas plantações, registrar maravilhosas fotos entre as lavandas, em um lugar perfeito para contemplação, como o próprio nome do lugar sugere.
De acordo com o proprietário Henry Villar, toda safra é destilada em laboratório próprio e utilizada na produção artesanal e em pequena escala de sabonetes aromatizantes, repelentes e perfumes.
Todos esses produtos são vendidos em uma loja instalada na entrada da propriedade, além de artesanatos e outros produtos produzidos na região, como o famoso hidromel. Após fazer as comprinhas, experimente um cafezinho na cafeteria anexa à loja.