Os novos trens da Linha 17-Ouro estão a caminho, e para deixá-los limpos a nova máquina de lavar monotrilhos já está em fabricação em Madri, na Espanha. O equipamento que servirá a futura Linha 17-Ouro vai trazer mais eficiência, automação e sustentabilidade em relação ao modelo atualmente em operação na Linha 15-Prata.
Diferente da versão anterior, que tem foco na limpeza das laterais e do teto dos trens, o novo equipamento fará a lavagem completa da parte externa, incluindo frente e traseira de forma automática. Seu sistema contará com escovas e arcos de borrifamento para pré-umedecimento, aplicação de detergente, lavagem e enxágue, garantindo uma remoção de sujeira ainda mais eficiente. A água utilizada será reciclada e reaproveitada, reduzindo o consumo e reforçando o compromisso ambiental do Metrô.
LEIA TAMBÉM: Primeiro trem da Linha 17-Ouro percorre novo trecho entre o Pátio Água Espraiada e estação Vila Cordeiro
Outro destaque é a automação total do processo. O Centro de Controle Operacional (CCO) poderá programar a lavagem dos trens sem necessidade de operadores no local. Além disso, a nova máquina permitirá que os trens passem pelo sistema a até 5 km/h, reduzindo o tempo de limpeza em comparação ao modelo da Linha 15-Prata, que opera a 3 km/h.
A inspeção do equipamento acontece este mês na Espanha. O embarque está previsto para este mês e a chegada ao Brasil, para junho do mesmo ano. Com essa modernização, o Metrô de São Paulo investe em tecnologia e eficiência para a manutenção da sua frota de monotrilhos.